quinta-feira, 25 de outubro de 2012

284# Crítica Literária: Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas - 10#

Livro: Os Três Mosqueteiros
Autor: Alexandre Dumas
Editora: Book It
Sinopse: Alexandre Dumas teceu as suas ficções sobre uma trama do século XVII, misturando personagens reais das mais altamente colocadas com personagens imaginárias, conseguindo colocar uma e outras no panteão dos imortais. A sua inspiração faz agir e falar o monarca absoluto Luís XIII e o temível cardeal Richelieu, Ana de Áustria e Buckingham, reviver toda uma época em que se sucedem as aventuras dos seus heróis, D' Artagnan, Athos, Porthos, Aramis e essa fascinante Milady, à volta da qual a acção se desenrola com inegável poder dramático. Gerações de leitores renderam-se a esta obra brilhante. E hoje, passado mais de uma século, o livro conserva todo o seu interesse e continua a ser adaptado ao cinema, televisão e mesmo a desenhos animados, transformando esta numa verdadeira obra para todas as idades.
 



Opinião: Quem é a pessoa que não conhece a querida série "Os Três Moscãoteiros"? Para os que são da minha geração (90's), das anteriores e, talvez, umas duas seguintes, conhecem com certeza.
E do último filme que fizeram baseado nesta obra? Aquele em que os franceses têm sotaque inglês!
"Os Três Mosqueteiros" é, de certo, um livro que não desilude. Tem um pouco de tudo e ninguém pode reclamar (mentira). Romance, sentido de humor, pelejas, aventuras, conspirações e outros tipos de intrigas.
Antes de criticar a obra, sou obrigada a confessar que não a terminei. Não por falta de vontade, mas sim porque não consegui.
Acredito que este livro seja novo na Book It e espero, honestamente, que o tradutor ou tradutora, também o seja, porque não há uma única página que se salve de  um erro ortográfico! Não estou a exagerar. Infelizmente, digo bem a verdade e isso aborrece-me. Não consegui pegar mais no livro. Contudo, ainda li metade! E deixem-me dizer que apaixonei-me pela metade que li. Sinceramente, não me lembro do último livro em que fechei a página para não ler o que tinha a seguir, embora sentisse uma louca vontade de continuar. Já tinha saudades de saber que tenho de dormir, mas, mesmo assim, não quero fazê-lo, pois a história em que estou presa não me quer deixar ir. Já não sabia o que é afogentar as apagar a luz do quarto, liga a lanterna do telemóvel e sentar-me debaixo dos cobertores para descobrir o que e que vem a seguir
Vi-me obrigada a repremir umas boas gargalhadas e sorri bastante. Muito até.
Para os curiosos, o filme  vai até a página 203, se não me engano, porém, as situações alteram-se por completo. Qual é o melhor? Bem, se lerem o livro entenderão que são ideias bastante distintas. A base é que é a mesma.
Mas seguindo. Ainda estou para conhecer a vida secreta de Athos, qum foi a pessoa que o deixou de coração partido. Segundo o filme, foi a Milady, porém, aqui a Nameless acredita que o livro tem em si inserida uma outra teoria.
Estou também bastante curiosa quanto ao futuro do D'Artagnan e a sua bela amada. E tenho de descobrir como é que ele a vai salvar!
Minha gente, este livro está cheio de intrigas e não há cenas paradas. Temos sempre ação. Adoro! *.*
Depois de ler o resto do livro, farei uma nova crítica, mais completa. E vá, serei obrigada a ignorar os erros ortográficos, a revirar os olhos e virar a página. 
Um grande conselho: Se forem comprar o livro, procurem outra editora. A Book It não me parece, de modo algum, a melhor.  

Vá. Caminha que é tarde.
Nameless

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lá."__ Voltaire