domingo, 21 de outubro de 2012

279# Critica Literária: A Cidade das Sombras de Jeanne Duprau - 8#

Livro: A Cidade das Sombras
Escritora: Jeanne DuPrau
Editora:  Editorial Presença
Coleção: Estrela do Mar
Sinopse: "Ember é uma cidade que nunca viu a luz do Sol, nem da Lua… nem das estrelas! Construída no interior de uma montanha, toda a sua iluminação provém de um gigantesco gerador de energia que se encontra nas galerias subterrâneas. Mas agora o velho gerador está a dar sinais de cansaço e os apagões começam a suceder-se a um ritmo insustentável. É a escuridão eterna que ameaça engolir Ember, e todos os seus habitantes estão apavorados… Só Lina e Doon, dois jovens de doze anos, têm a perspicácia e a coragem necessárias para desvendar o que se está a passar… Mas para isso terão de decifrar os fragmentos de um misterioso manuscrito que encontraram nos túneis secretos... Vem descobrir como foi que se saíram desta inacreditável aventura!" 
Wook 

Opinião: Já li este livro há já algum tempo, mas nunca o comentei.
Esta história é bastante interessante. Assemelha-se a uma distopia, porém, não chega a tanto. 
Quando o gerador começa a falhar com mais frequência, os habitantes da cidade Ember entendem que, a qualquer momento, ficarão, para sempre, às escuras. Se tal coisa acontecer, pouco tempo bastará para que tudo saia do controlo e a cidade se perca para sempre entre as sombras. Além disto, outro problema é a comida, que se mostra cada vez mais escassa - embora o presidente da cidade se apresente cada vez mais gordo.
Nesta mesma cidade, quando os jovens atingem os doze anos de idade, são levados para uma pequena cerimónia e selecionados, à sorte, para um determinado trabalho.
À Lina , uma das personagens principais, calha-lhe um trabalho nos esgotos e Doon, o outro protagonista, ganha o emprego de carteiro. Contudo, para surpresa da rapariga, o rapaz pede-lhe para trocar e esta aceita. Isto, porque Doon acredita que pode, de algum modo, descobrir o que se passa com o gerador e consertá-lo. Todavia, entende que o seu trabalho nem sempre lhe permitirá acercar-se do seu objetivo. 
Vivendo situações distintas,  os dois jovens desejam o mesmo: encontrar uma nova forma de vida, onde não tenham de penar tanto. Porém, para azar dos dois, estas ideias não os vão colocar em ótimas situações. O presidente de Ember, que é um homem ambicioso e arrogante, vai tentar pará-los, impedi-los de descobrir a verdade sobre a cidade e o que está para lá de Ember, onde não existem luzes, onde, todos aqueles que para lá partem, não voltam. No entanto, devido a insistência dos dois amigos, a uma misteriosa caixa e ao local de trabalho do Doon, as questões que eles colocam como, "o que é que está para lá de Ember?" serão respondidas. E, depois de todo o esforço, eles encontram um novo modo de vida, um mundo a descobrir, onde on céus não são negros, mas sim azui e não se necessita de um gerador, pois a luz não é elétrica. 

Tenham um bom início de semana!
Nameless!


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lá."__ Voltaire