segunda-feira, 15 de outubro de 2012

270# Crítica Literária: Ordem dos Arqueiros de John Flanagan - Ruínas de Gorlan - 7#

Livro: Ordem dos Arqueiros: Ruínas de Gorlan

Autor: John Flanagan

Editora: Fundamento

Sinopse:"Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pónei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava."
                                                                                                FNAC 

Opinião: Seguindo a pequena estratégia da jornada de um herói, posso dizer que As Ruínas de Gorlan é um livro interessante. Não muito, porém, interessante. Ajudar-nos-á a passar um bom tempo.   
Em primeiro lugar, é-nos apresentato Will, um rapazito curioso, com o espírito aventureiro, porém, com alguma falta de coragem - algo que vai ganhando com o tempo. Conhecemos também Halt, um dos arqueiros mais bem conceituados de Araluen, Picta e Céltica que é, ao mesmo tempo, o mentor de Will. Além destas duas personagens, são-nos aprentadas umas criaturas chamadas Wargals que, a meu ver, são o grande medo do nosso pequeno Will - que é realmente, pequeno, o mais baixo do seu grupo de "amigos".
O livro está repleto de personagens interessantes que nos farão, pelo menos, soltar uma gargalhada e que serão sempre importantes para o desenvolvimento da história. Ninguém fica para trás. O ambiente está repleto de características mediavais e as descrições estão na medida certa para evitar a raiva, de não se ter informação suficiente, e o aborrecimento, por ter informação a mais.
 Ao longo da obra, a evolução do Will é notável, ele torna-se mais bravo, perde alguns medos e entende que, afinal, possuía mais habilidades do que pensava.
Uma das coisas que gostei imenso durante esta aventura, foi a faceta paterna do Halt perante o seu aprendiz. Isto porque, para além de exigente, ele preocupa-se com cada um dos passos que o rapaz dá.
Enfim, para aqueles que são fãs de aventura, esta coleção é uma leitura que recomendo vivamente, não só pela escrita, que ésimples e envolvente, mas também pela curiosidade e o desejo de ver as respostas às nossas perguntas.

Vá, enfiem lá a cabeça no meio de um livro antes de dormir. Um abraço. 
Nameless

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lá."__ Voltaire